Coordenador : Jonas Lírio Gurgel
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398011.2206.85882.11082023
Departamento/Setor: GEF
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Tratando-se de atividades on l. se limitado em 400 vagas se forem práticas as atividades propostas. Se a pandemia persistir será adequado. On line estará em aberto. Já no presencial, serão 400.
Local de atuação: As práticas orporais podem ser on line. Saindo da pandemia no Campus do Gragoatá. IEF Lives e Pod cast são on lines
Objetivo
OBJETIVO GERAL A partir da temática das quedas, nosso principal interesse neste programa é o de minimizar o impacto social e individual das conseqüências das quedas atuando com estratégias simples que interfiram nas causas intrínsecas, extrínsecas e comportamentais que levam alguém a cair. Levando em conta que a posição de pé é bastante complexa, adquirida, aprendida, e por isto frágil, o projeto apresenta diversos objetivos que visam a melhor conscientização aos acidentes por quedas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Integrar à promoção da saúde dos que envelhecem estratégias de educação para a saúde através do lazer e da animação cultural; b) Possibilitar estratégias de intervenção integrando pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Atividade Física; c) Discutir as barreiras arquitetônicas e a acessibilidade como causadoras de quedas; d) Dar retorno à sociedade pela produção de conhecimento posta a disposição, vindo a melhor qualificar os que vão intervir com a promoção da saúde dos que envelhecem; e) Aplicar testes específicos acompanhando o progresso dos participantes dos projetos do programa; f) Integrar ensino pesquisa e extensão aprofundando os estudos sobre o envelhecimento; promoção da saúde e do lazer; g) Aplicar uma metodologia original que venha ser mais apropriada ao público a que se destinam os projetos do programa; h) Propiciar através de uma atividade física apropriada para idosos e aposentados o conhecimento de técnicas que possam influir na prevenção de quedas; i) Levar os praticantes a se conscientizar com a postura durante a marcha; j) Fortalecer a musculatura que é mais solicitada durante a deambulação; k) Melhorar o equilíbrio tanto estático como dinâmico através de elementos da cultura corporal do movimento; l) Desenvolver estratégias que influam no mecanismo da propriocepção; m) Influir positivamente na auto-imagem, discutindo o uso de equipamentos que auxiliem a deambulação; n) Integrar a proposta de prevenir quedas a outros departamentos da UFF; o) Estabelecer parcerias institucionais; p) Relacionar o uso do tempo disponível com atividades de lazer que possibilitem influir na prevenção de quedas; q) Capacitar de forma mais adequada os profissionais que vão intervir junto aos que envelhecem.
Resumo
São duas as principais atividades do Prev Quedas 2022. Presencial ou Virtual Caso perdure a Pandemia. O projeto considera a importância de acompanhar as normativas oficiais com refração a pandemia , principalmente pelo fato de ser um projeto endereçado principalmente a pessoas consideradas idosas. atenderá on line com duas atividades principais. Lives mensais e Pod Cast semanais. Se não tiver este empecilho a contatos presenciais de grupos, as praticas corporais serão inseridas.